26/08/2021 08h56
Raiar de um novo dia
Por Luiz Farias Torres – RCC – Dourados, MS
Por Luiz Farias Torres – RCC – Dourados, MS
Nossa vida é fundamentada em expectativas. Criar expectativas é gerar esperança. É a esperança que nos mantém vivos, atuantes, ativos.
Quando perdemos a esperança, perdemos a vontade de viver e a graça da vida fica sem cor.
Alimentar a esperança de dias melhores, acalentar a esperança de ver os filhos crescer, e embalar a esperança de mais progresso, mais empatia, menos violência, mais amizades sinceras, menos alienação e mais pé no chão.
São muitas as expectativas que nos mantem vivos, e nos fazem colher da vida os melhores sonhos.
Nos dias atuais há que se armar de muita força e fé, para manter a esperança em dias melhores.
O raiar de um novo dia precisa acontecer. Como? Quando? De que forma?
Resposta difícil de se dar.
Essa resposta surgirá, na medida em que cada cidadão se decida a ser protagonista de sua história, artífice de uma nova realidade, arregaçar as mangas da luta, firmar os pés da persistência, decidir corajosamente romper com a mesmice e empreender voos audaciosos de auto realização e transformação do habitat em que vive.
Esse novo dia precisa ser conquistado, não simplesmente aguardado. Essa história deve ser escrita no dia a dia da luta, da construção ativa de meios e criação de possibilidades.
Muitas vezes a tinta a ser utilizada será tingida do vermelho sangue das nossas veias, ou quem sabe, do claro opaco das nossas lágrimas.
Não se constrói um novo dia na passividade, mas sim, na atividade, na ação positiva, alimentada na fé, sedimentada na boa vontade e conquistada no amor e na persistência.
Esperança não significa esperar passivamente, de braços cruzados, que as coisas aconteçam por si. A Esperança nos dá a força para promover a mudança, ser proativo. Agir na esperança de melhorar.
Esperar não pode ser sinônimo de aguardar no acostamento da história que o novo dia chegue sem luta e esforço. A escuridão só é dissipada quando chega a luz. Precisamos acender a luz, ser luz.
Esperar é agir, reagir, acalentar sonhos, confiar na capacidade, buscar soluções, estabelecer metas, definir prioridades e lançar-se destemidamente na lida diária da busca, do aprendizado, na tentativa e erro, nos acertos e desacertos, nos altos e baixos, mas nunca, nunca desistir, nunca desesperar, nunca entregar os pontos.
Independente dos sonhos, convicções, necessidades, origem, debilidades ou força, religião, orientações pessoais ou sociais, somos todos protagonistas e construtores desse novo dia. Há que se ter boa vontade.
Que traga paz aos corações, direitos e deveres iguais para todos, fortaleça os laços familiares, garanta a fé e a liberdade de credo, haja engajamento e convivência fraterna entre todas as raças, possibilidades iguais e compartilhamento das riquezas, defesa inegociável da vida, pois todos somos iguais, nascemos sem nada e um dia voltaremos ao nada de onde viemos. Isso parece utopia, mas é direito a se conquistar.
O raiar desse novo dia depende de todos, da esperança de todos, da atitude de todos, da boa intenção de todos, da luta e do compromisso de todos.
O raiar do novo dia será construído, conquistado, se for o caso tomado de assalto. Dependerá da nossa luta, do nosso empenho, da nossa boa vontade em conquistar, construir com dedicação.
Quando todos nós nos conscientizarmos que somos irmãos e caminhamos juntos para uma mesma casa, e que o mundo depende dos homens e mulheres de boa vontade, estaremos na iminência de contemplar o RAIAR DE UM NOVO DIA.
Envie seu Comentário