12/01/2017 10h

Renato Sanabria se forma Engenheiro Eletrônico no ITA

Renato, com seus pais Ramão e Marizete. Foto: Estanislau Sanabria Renato, com seus pais Ramão e Marizete. Foto: Estanislau Sanabria

Depto. de Jornalismo

Formou-se no dia 17 de dezembro em São José dos Campos (SP) pelo ITA, o jovem Engenheiro Eletrônico Renato Souza Sanabria. Junto com ele, formou 126 pessoas em um evento extraordinário. Sempre na presença de seus pais Marizete e Ramão e irmão Fernando, Renato participou da Santa Missa em Ação de Graças, formatura, partilha na casa dos pais e da grandiosa festa de Formatura. A forte presença das famílias Souza e Sanabria foi emocionante para o jovem Renato, considerado um douradense cabeça pensante do Brasil, sua formatura contou com a presença de diversas autoridades brasileiras, incluindo o Ministro da Defesa.

Os pais são contribuintes da Fundação Terceiro Milênio. Parabéns ao Renato, um dos poucos sul mato-grossenses a chegar até este nível.

A Formatura

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou 84 novos engenheiros nas especialidades Aeronáutica, Eletrônica, Civil-Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. A cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de familiares e convidados dos formandos.

Em discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou o futuro dos formandos. "Essa turma é composta por engenheiros capazes de enfrentar obstáculos e de obter grandes conquistas", ressaltou o Brigadeiro Rossato.

Já o ministro Raul Jungmann destacou que a formatura representa a concretização de um sonho para os novos engenheiros. "Casimiro Montenegro, quando idealizou o ITA, disse que o instituto seria o futuro da indústria aeronáutica. Ele foi tachado de sonhador e, hoje, o ITA é uma grande realidade. Temos o domínio da tecnologia aeronáutica e a Embraer é um grande orgulho. Isso significa que sonhar é preciso. E a chegada de cada um aqui nasceu de um sonho", afirmou. Do total de 84 formandos, 30 foram incorporados à Força Aérea Brasileira no posto de primeiro-tenente. Os militares vão trabalhar em diversas unidades da FAB por todo o País.

O curso que mais formou alunos este ano foi o de Computação com 27 novos engenheiros, seguido pelos cursos de Mecânica-Aeronáutica, com 26 formandos; Aeronáutica, com 14; Aeroespacial, com nove; Eletrônica, com seis; e Civil-Aeronáutica, com três.

O ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA foi criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Fotos: Estanislau Sanabria


Seja o primeiro a comentar!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.